PRIMEIRA TATUAGEM. SOU MENOR. POSSO ME TATUAR ?

031115.png

PRIMEIRA TATUAGEM. SOU MENOR. POSSO ME TATUAR ?

Vai fazer sua primeira tatuagem? Saiba o que dizem as leis sobre tatuagem em menores de idade.

Houve um tempo, lá bem distante, que tatuagens eram consideras coisa de bandido ou de quem não presta. Hoje só os menos esclarecidos e preconceituosos acreditam nisso! Tattoos são expressões artísticas e sentimentais, carregam significados bem representativos e importantes para quem decide fazer.

Essa vontade de tatuar pode surgir aos 16 anos, por exemplo. Mas, e aí, existe idade mínima para tatuar? Menores de idade podem ou não tatuar?

Não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes no Brasil. Cada Estado possui suas regulamentações. Aqui no Rio Grande do Sul jovens a partir dos 16 anos de idade já podem tatuar com autorização dos pais.

Mais importante do que poder tatuar é conhecer o próprio corpo e ter consciência de que a escolha de um desenho irado deve ser bem amadurecida, para evitar arrependimentos no futuro. Por mais que seja permitido tatuar aos 16 anos, fazer uma tatuagem escondida dos pais não é aconselhado!  Que tal convidá-los para conhecer o estúdio e até ajudar na escolha do desenho? 

Dica que vale ouro: escolha locais e profissionais habilitados, que utilizem equipamentos seguros para sua saúde e nos quais você confie! A higiêne do local é fundamental. Para isso, vale muito prestar a atenção nas indicações de conhecidos. Elas representam a troca de experiência mais real que você poderá ter.

Procure informar-se sobre todos os aspectos que envolvem a sua primeira tatuagem, desde o consentimento dos pais e responsáveis, o medo da dor da tatuagem que assombra o iniciante, a escolha do desenho e outros detalhes bem importantes que vão fazer a diferença na sua decisão.

A melhor forma de estar seguro no assunto é o conhecimento. Estude e esteja esclarecido sobre todos os aspectos.

LEMBRE-SE:

Vale o reforço. Tatuando aos 16 ou aos 80, você não pode abrir mão de escolher profissionais habilitados, que utilizem equipamentos seguros para sua saúde e nos quais você confie, certo?!